Desenvolvimento Humano Mental

NEURÓBICA: GINÁSTICA PARA AUMENTAR O POTENCIAL DO CÉREBRO

04/11/2009 12:06

Mas, o que é a neuróbica?

A neuróbica foi proposta pelo neurocientista americano Larry Katz em seu livro Mantenha Seu Cérebro Ativo. O programa apresentado chama-se neuróbica, numa alusão deliberada aos exercícios que trabalham grupos musculares diferentes ao mesmo tempo. Afinal, a idéia aqui é reforçar as conexões entre as diferentes áreas do cérebro.


A neuróbica tem como base uma série de descobertas sobre o cérebro que podem ser resumidas em três palavras: "use-o ou perca-o". Quando mais ativas as diferentes áreas do cérebro e suas conexões, mais fortes e saudáveis - literalmente - elas ficam. Aliás, o declínio das funções mentais com a idade não parece resultar da morte de células nervosas, mas sim da redução do número de conexões entre elas.


O objetivo das atividades da neuróbica é evitar esse declínio, ajudando o praticante a manter um nível permanente de capacidade, força e flexibilidade mental, apesar do passar dos anos. Como funciona? Nada de exercícios de quebra-cabeças ou fazer testes. Os exercícios usam os cinco sentidos para estimular a tendência natural do cérebro de formar associações entre diferentes tipos de informações.


A proposta é simples: mudar o comportamento, introduzindo o inesperado para quebrar a rotina e mobilizando a ajuda de todos os seus sentidos ao longo do dia. Por exemplo, um exercício de neuróbica é escrever ou escovar os dentes com a mão esquerda, se você é destro, para exercitar a metade direita do cérebro, que controla a mão esquerda, normalmente não usada para essas coisas. Outros exemplos são vestir-se com os olhos fechados, forçando a utilização do sentido do tato, fazer novas combinações de comida, virar fotos de cabeça para baixo para concentrar a atenção, usar um novo caminho para ir ao trabalho...


As atividades sociais também entram no programa. Até ir de boleia para o trabalho ou conversar um bocado de tempo com o vendedor de jornais contam como exercício neuróbico. A idéia é que novas interações com pessoas desconhecidas seriam um gatilho para reações emocionais, além de quebrarem a rotina.
Quebrar a rotina, aliás, é uma das sugestões mais importantes do livro. É sabido que problemas novos colocam para funcionar muitos mais neurônios no córtex do que outros que podem ser resolvidos "sem pensar", no modo "automático". Por isso, a rotina proporciona pouco exercício ao cérebro.


Baseada em descobertas científicas a neuróbica é um programa de exercícios que os cientistas defendem pois sabe-se que o cérebro é muito plástico e quanto mais usado e exercitado mais ágil se revela.

 

 

Contato

Victor Patrick S. T. Diretor Executivo e Consultor Educacional

a.c.n.f@hotmail.com - www.ccnneuron.com

Montes Claros - Minas Gerais - Brasil
Jacareí - São Paulo - Brasil
Araguaina - Tocantins - Brasil
Arequipa - Peru
Hanford - California - USA
Vitoria Gasteiz - Espanha

0055 (38) 3081-0344 / 3212-3746
0055 (38) 9107-7740
0055 (12) 3029-2821 / 9140-2777

Pesquisar no site

Calendário de eventos

27/10/2009 19:00

PALESTRAS E CURSOS "GESTÃO DO CONHECIMENTO - SUPER APRENDIZAGEM"

Dia 14 de Maio de 2010: FACULDADE FAETEC Jacaréi-SP          PALESTRA SOBRE NEURO APRENDIZAGEM  1. Como nosso cérebro funciona e como aprendemos      2. Compreender melhor o funcionamento do cérebro, do pensamento e da...
17/09/2009 19:00

"GESTÃO DO CONHECIMENTO - SUPER APRENDIZAGEM"

PALESTRA - NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO - NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE DA PREFEITURA DE SÃO JOÃO DO PARAISO-MG CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES - OS DESAFIOS DE ENSINAR COM QUALIDADE - COMO ENSINAR COM EFICIÊNCIA - COMO APRENDEMOS
07/09/2009 18:42

PALESTRA - GESTÃO DO CONHECIMENTO - SUPER APRENDIZAGEM

Dia 02 de Outubro de 2009: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SÃO JOÃO DO PARAISO-MG LOCAL: AUDITÓRIO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO          PALESTRA SOBRE NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO  1.       Como gerar super aprendizagem em sala de...

ACADEMIA DO CÉREBRO NEUROFITNESS © 2009 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode